quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ferroviários impedem trens de sair e diesel pode faltar nos próximos dias


Atualizda às 11h26
Até às 11h20, os trens não haviam sido liberados, mesmo após a conversa entre os ferroviários e os advogados da Transnordestina.
Publicada às 9h42
Os ferroviários impediram na manhã desta quinta-feira (26) que dois trens de carga seguissem seu destino. Em greve há cinco dias, os trabalhadores estão concentrados no terminal de Petróleo no Itararé, zona Sudeste de Teresina. 

De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Claudionor Ferreira, a intenção é fazer com que a empresa Transnordestina aceite a entrada dos funcionários em sua sede em Teresina. 

“Uma decisão do TRT diz que tínhamos que manter 30% da mão-de-obra trabalhando. A melhor forma de fazermos este controle é na empresa. Mas como eles não permitem a nossa entrada, estamos nos concentrando aqui no terminal”, disse o sindicalista. Há uma audiência com representantes da Transnordestina marcada para a próxima segunda-feira no TRT. “Até lá, vamos continuar com a greve”, garante Claudionor. 

Diariamente, 40 tanques de combustível chegam a Teresina. Com a greve, apenas 50 chegaram em oito dias. Os trabalhadores reivindicam 15% de aumento, melhores condições de trabalho e ainda a recontratação de 12 servidores demitidos. 

A polícia está no local, mas não interfere no movimento. Os policiais informaram que a situação está tranquila e que o Ministério Público está indo ao local tentar negociar com os grevistas. 

Um advogado da Transnordestina foi ao local, conversou com os trabalhadores e conseguiu a liberação dos trens. Ele informou que o objetivo da empresa é retirar 200 vagões de combustível que estão armazenados em um depósito, para que não haja risco de explosão. 

O advogado informou ainda que a Petrobras multou a Transnordestina por não abastecer os postos e que há possibilidade que falte óleo diesel na capital nos próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!